Será que os chicletes que mascamos realmente faz mal? E o dente do siso, precisa mesmo ser removido? Bicarbonato de sódio deixa os dentes brancos? Existem muitos mitos e muitas verdades na odontologia. É importante estar, sempre, cercado de informações para que possamos ter a melhor saúde bucal. Então, vamos conhecer algumas mentiras e verdades sobre o que é bom ou não para os dentes.

GOMA DE MASCAR EVITA MAU HÁLITO?

Temporariamente! Mas com certeza ela não resolve o problema do mau hálito. Em um dia em que a correria é grande não dá tempo para escovar os dentes, a goma sem açúcar pode neutralizar o Ph da boca depois das refeições. Isso porque, ao mascar, a salivação é estimulada. Mas importante ressaltar que somente chicletes sem açúcar podem ajudar nessa questão.

ENXAGUANTE BUCAL COM ÁLCOOL PREJUDICA O PALADAR?

Sim! Os produtos que contém álcool na fórmula podem causar descamação das mucosas da boca, além de afetarem as papilas gustativas. Essa descamação contribui para a formação da saburra lingual, uma massa esbranquiçada que causa o mau hálito. Hoje, existem no mercado enxaguantes sem álcool, mas é importante pedir a recomendação para seu dentista.

REFRIGERANTE FAZ MAL AOS DENTES?

Com certeza! O consumo frequente de alimentos com corante pode manchar os dentes. O refrigerante também é ácido, além de que os produtos com açúcar podem causar cáries e doenças gengivais.

CHUPAR LIMÃO DESGASTA O DENTE?

O limão é ácido, e por isso o esmalte do dente pode ser desgastado, o que causa a erosão ácida. Mas não se preocupe em comer algo temperado com limão ou tomar uma limonada, apenas peça para seu dentista orientá-lo a como higienizar os depois após o consumo.

SEMPRE É PRECISO REMOVER O DENTE DO SISO?

Se o siso nascer em posição correta e houver espaço na boca para seu crescimento, pode não apresentar risco para a saúde bucal.

FAZ MAL MASTIGAR A PONTA DA CANETA?

Claro! Esse hábito pode causar mudanças na mordida, pois altera a posição dos dentes, além de desgastar o esmalte.

USAR BICARBONATO DEIXA OS DENTES BRANCOS?

O bicarbonato limpa os dentes superficialmente, mas pode ocasionar abrasão. É importante não usar fórmulas caseiras e procurar sempre a ajuda de um profissional. Usar escovas ultramacias em com uma grande quantidade de cerdas é sempre a melhor solução para preservar um sorriso bonito.

E CREME DENTAL CLAREADOR. FUNCIONA?

O creme dental fará apenas uma limpeza superficial dos dentes. Caso tenha feito clareamento no dentista, o creme é usado como complemento. O importante é ter recomendação do dentista para que a pasta não seja abrasiva e não desgaste o esmalte dos dentes.

Fonte: MSN.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *